Como trabalhar em casa afetou minha criatividade
Compartilhe
Chegar no trabalho cheio de criatividade todos os dias é um desafio. E se você não tiver as ferramentas e um ambiente preparado para a sua atividade é ainda mais difícil. Estou trabalhando em casa há mais de dez meses. Perguntei para alguns colegas, principalmente designers, como eles estão lidando com isso. Perguntei como eles se ajustaram e se isso havia prejudicado sua criatividade.
Bom vou falar aqui na minha opinião qual melhor parte de trabalhar Home office:
De alguma maneira me ajudou no equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Fico mais confortável em fazer uma pausa e se eu tiver que sair pra resolver alguma coisa, também fico a vontade. Eu pensava que um bom equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é não levar trabalho para casa. Mas estou conseguindo equilibrar.
Legal também é que posso definir minha própria agenda, e não me preocupo se precisar remanejar a entrega de alguns trabalhos. Interessante que ninguém repara se estou vestindo jeans ou estou de cuecas e meias pela casa, ha não ser meu filho Pedro ou minha esposa que me lembra de trocar as meias... rs
Antes do COVID-19, a ideia de trabalhar em casa parecia muito confortável. Agora que passamos por isso, percebo o que não estou gostando de trabalhar Home office.
Tive que comprar uma cadeira nova para as costas não doerem tanto, porque a que tinha era a da cozinha, não muito confortável e sem apoio nos braços.
Sinto falta das conversas cara a cara com os amigos, também um pouco das reuniões.
Ja me acostumei a falta de uma rotina. As vezes me pego trabalhando em horários estranhos. Dias se tornaram mais desafiadores.
Mas como de fato isso afetou minha criatividade?
Acho que estou mais livre mentalmente, confiante e seguro com o resultado dos meus projetos, principalmente de Identidade visual e Logotipos.
Estou tentando compartilhar meus logos para ter um Feedback de como estou me saindo, ou dedicando um tempo para aprender algumas coisas novas dentro do design. Tento ler algo inspirador, para dicas ou apenas algo que me ajude a continuar.
Mudei a forma que inicio os trabalhos com esboços mais rápidos.
Quanto aos trabalhos em grupo, definir as ideias, conceitos e concepções, tem sido mais desafiador. Mas estou pegando o jeito. Existem tantas ferramentas excelentes para facilitar o compartilhamento de ideias.
Antes era mais fácil né. Só virar a cadeira ou ir até a mesa de alguém para falar sobre uma ideia ou um layout. Agora preciso desenvolver um pouco mais meu trabalho antes de pedir opiniões, mas continuo a colaborar com a equipe.
Mas me diz ai... Se você tivesse uma escolha, qual estilo de trabalho você iria adotar?
Deixe ai seu comentário. Grande abraço.